quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Patriotismo II

O brasileiro adora manifestar seu patriotismo desdenhando conquistas de outros países. Quando eu estava na faculdade, vi inúmeras vezes alunos e professores mostrarem desprezo pelo padrão de vida de países escandinavos porque o número de suicídios era altíssimo. Eu lembro de uma professora dizer, com ar triunfalista: são países ricos, mas que não resolveram todos os problemas do ser humano. Eu observava às vezes que não está ao alcance de um modelo socioeconômico resolver angústias existenciais, mas é óbvio que eu era visto como um alienado, que defendia países malsucedidos como a Suécia.
Pensando bem, o que é uma renda per capita de US$ 35 mil perto do nosso carnaval? Talvez eu seja muito pessimista e pouco patriota. Por isso, quando achar que o Brasil não tem jeito, eu vou me lembrar da criatividade e alegria que tomam conta do país nos desfiles de escolas de samba, patrocinadas por bicheiros e traficantes, um sinal de que até mesmo criminoso tem responsabilidade social. E, para me sentir superior aos suecos, eu vou imaginar como devem ser caretas os desfiles da Unidos de Estocolmo ou da Acadêmicos de Gotemburgo, com centenas de loiras sem nenhuma ginga se suicidando antes mesmo de atingir a dispersão



1 Comments:

  • Bem observado. É como comemorar que em países mais desnevolvidos morre-se muito mais de câncer, enfarte e outras doenças degenerativas. Se uma parcela grande da população morre por diarréia, fome, acidentes de automóvel e assassinatos, não sobra muita gente para cometer suicídio.

    Sbub

    By Anonymous Anônimo, at 3:51 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Esses artistas plásticos brasileiros e suas obras ...
Curling, esporte de multidões
Pain avec merde*
A insuperável clareza de nossos intelectuais II
Diálogo brasileiro V
Diálogo brasileiro II
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa V
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa III
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa
Lula e La Rochefoucauld III


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by