quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Curling, esporte de multidões

Nos últimos dias, eu vi alguns trechos das competições da Olimpíada de Inverno. Como sempre considerei futebol o único esporte de verdade, consigo, no máximo, achar engraçadinhas algumas das modalidades, e por pouco tempo. Depois de ver uns três minutos de uma corrida de patinação de velocidade, mudo de canal. Mas eu confesso que assisti a algumas coisas esquisitas. As roupinhas dos sujeitos que fazem patinação artística, por exemplo, são meio estranhas. Parece que são um grande sucesso em Brokeback Mountain.
Mas tudo se iluminou depois que eu vi uma competição de curling. É um esporte para poucos, que, mal comparando, lembra a bocha. A Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) explica que a "versão moderna do jogo originou-se de uma atividade ao ar livre praticada desde o século 16 na Escócia, jogada sobre lagos congelados, e se converteu no esporte altamente técnico atual, jogado em área coberta".
Para quem não viu, o jogo é mais ou menos o seguinte: um sujeito, quase de quatro, lança uma pedra, que tem um cabo parecido com o de um ferro de passar roupa, sobre uma superfície de gelo. Até aí, nada muito esquisito. O melhor vem depois: munidos de vassourinhas, dois sujeitos varrem o gelo freneticamente, para diminuir o atrito e, com isso, tentar conduzir a pedra para perto do alvo. Não há, em toda a história do esporte, uma função mais ridícula do que a do varredor, eu posso lhes garantir.
Segundo a CBDG, "o objetivo do jogo é, após o lançamento de todas as 16 pedras (8 para cada equipe), colocar uma o mais próximo possível do centro da casa, ou alvo, chamado de 'tee'". O site da entidade também informa os participantes chamam o curling de xadrez no gelo, por ser um jogo em que a “estratégia é definitivamente a coisa mais importante”.
Eu achava que o lacrosse era o jogo mais ridículo do mundo, mas nada, nada se compara ao curling. Como é que um esporte em que dois sujeitos ficam varrendo o gelo pode valer medalha olímpica? Se o curling é esporte olímpico, acho que queimada também deveria ser



7 Comments:

  • Só uma dúvida/curiosidade: por que diabos existe uma Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG)? O talento da sociedade civil brasileira para se organizar me surpreende. Sempre.

    Ah, e não é "queimada". É jogo de queimado. E não entendi por que o pique-bandeira foi deixado de fora. Creio que seja mais um ato de preconceito do blogueiro elitista, que agora parece que vai se dedicar a esportes no gelo, já que, como se sabe, só neva em países desenvolvidos. Aliás, um dos problemas que o Brasil dificilmente resolverá.

    By Anonymous Anônimo, at 9:22 PM  


  • Hum...
    No meu primeiro inverno nao perdia as competicoes transmitidas pela tv e achava as jogadas altamente estratégicas...
    Será que era porquê eu nao falava bem alemao?

    By Blogger Edo, at 6:33 AM  


  • Tem até um filme, daqueles de superação (pequenos x grandes) sobre esse troço, eu vi uma vez na hbo. Não tem nenhuma piada no filme que seja mais engraçada do que ver os caras varrendo que nem uns doidos. Pensando bem, acho que o filme nem era comédia, mas eu ri bastante.

    []s

    By Anonymous Anônimo, at 9:51 AM  


  • Curling é t-u-d-o nessa vida. Proponho a criação do similar nacional: alguém empurra uma panela de pressão cheia de chumbo. Os varredores usam aqueles esfregões do McDonalds e tentam reduzir o atrito no chão ao passar o sabão. Acho q tem tudo pra dar certo.
    Anyway, já viu aquela competição, inglesa, acho, em que os caras jogam um queijo redondo de um morro e as pessoas têm de correr atrás?

    By Anonymous Anônimo, at 1:38 PM  


  • Federico,
    É realmente invejável a capacidade do brasileiro de fundar entidades inúteis, como a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG). Parece que o ponto alto da CBDG são os congressos em São Joaquim, para onde todos os participantes vão no inverno. Lá, eles ficam torcendo, jecamente, para que neve um pouco.
    PS: Em São Paulo, é queimada mesmo, basta consultar o site da Confederação Brasileira de Jogos Infantis (Cobraji)

    Menina,
    Eu tentei, mas não vi nada de estratégico no curling. Como o Nelson, acabo rindo o tempo todo

    Nelson,
    Você lembra o nome do filme? Tem que ser corajoso para fazer história de superação

    Madame Paulette,
    É sério esse esporte do queijo? Quem sabe está no mesmo nível do curling?

    PS: Esqueci de avisá-los que o Arranhaponte está em mais uma de suas viagens. O homem não pára. Desta vez, ele está fazendo uma incursão pelo Brasil profundo, de onde vai trazer, tenho certeza, material para muitos posts. Por isso, os fãs de meu co-blogueiro não precisam ficar preocupados. Ele volta daqui a pouco

    Abraços a todos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 5:56 PM  


  • Acho que aqueles caras que trabalham de patins em supermercado tinham tudo para se dar bem no curling. Que, aliás, é o motivo do logo de hoje do google. Mas já estou achando americanizado chamar curling de curling. Ele devia ter um nome em português tipo panelão, cãrlim ou escrespamento (sugestão Michaelis).
    Sbub

    By Anonymous Anônimo, at 3:54 PM  


  • Meus caros,
    Quanta ignorância!!!!!!
    Este belo esporte é apresentado (descobri hoje), com pequenas alterações, no clássico "Selvagem" (filme que já assisti dezenas de vezes). Neste, o time do Leão perde, no último minuto, o quinto título consecutivo da Copa das Tartarugas para o time dos pinguins, devido a uma traquinagem do leãozinho (devidamente ajudado pelo hipopotamozinho e pelo canguruzinho). Este é um fato marcante e crucial para o desenrolar posterior deste épico cinematográfico (que não conto para não atrapalhar a diversão de vocês). De qualquer jeito, está tudo lá. A girafa, o coala, a cobra, todos com seus rodozinhos (e, claro, os pinguins). Vou imediatamente decorar este nome (curling não é isto?) para citar em algum momento de forma desinteressada, quando houver alguém em casa (só para aparecer).
    Saudações
    PS: Meu filhinho de dois anos e meio gritando: "eu quero ver o filminho do leão"!!!!!" é a coisa mais linda do mundo!!!!

    By Anonymous Anônimo, at 2:16 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Pain avec merde*
A insuperável clareza de nossos intelectuais II
Diálogo brasileiro V
Diálogo brasileiro II
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa V
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa III
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa
Lula e La Rochefoucauld III
Lula e La Rochefoucauld
Duelo de titãs


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by