domingo, fevereiro 05, 2006

Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa III

Esse episódio mostra a intolerância e a incapacidade de aceitar outros pontos de vista que caracterizam boa parte dos muçulmanos. Nem o mais tarado anti-bushista poderá dizer que a reação insana dos islâmicos às caricaturas de Maomé é uma resposta à política americana para o Oriente Médio.
As ameaças de morte aos autores das charges e os incêndios nas embaixadas da Dinamarca e da Noruega na Síria são um exemplo claro de uma visão de mundo medieval. Isso já havia ficado claro com o caso Salman Rushdie. O autor dos Versos Satânicos não foi morto, mas um dos tradutores de seu livro foi assassinado. Aliás, o partido libanês Hezbollah declarou que, se Rushdie tivesse sido eliminado há 17 anos, o caso das charges não estaria ocorrendo. Bonito, não? E é bom lembrar que a fatwa foi decretada pelo aiatolá Khomeini, o então líder espiritual e político do Irã. Não me consta que algum líder político ou religioso ocidental tenha pedido a eliminação de Godard por ter dirigido Je vous salue Marie, ou de Saramago por ter escrito O evangelho segundo Jesus Cristo.
Em países em que há separação entre igreja e Estado, a reação a algo que uma religião considera blasfêmia não toma as proporções ridículas que a crise das charges começa a assumir. A política de Bush, em especial a invasão do Iraque, me parece equivocada, mas também é um equívoco não ver os perigos que a intolerância muçulmana impõe a países que prezam valores como o respeito aos direitos humanos e a liberdade de expressão. O caso das charges de Maomé, a fatwa decretada contra Salman Rushdie e o assassinato do cineasta holandês Theo Van Gogh são sinais que não devem ser ignorados.
Nos EUA, na América Latina e na Europa, há protestos contra a política americana para o Iraque, provas claras de que, na maior parte desses lugares, o direito à divergência existe e é respeitado. Curiosamente, nunca vi manifestações em países muçulmanos condenando os métodos terroristas da Al Qaeda ou a tática suicida dos homens-bomba palestinos. É possível que os governos islâmicos impeçam esse tipo de manifestação. Mas desconfio que, mesmo se elas não fossem reprimidas, não haveria quórum suficiente para encher um fusca com muçulmanos dispostos a protestar contra o radicalismo assassino de pessoas que consideram natural matar inocentes em arranha-céus em Manhattan ou num ônibus em Tel-aviv.
Não, eu não sei qual deve ser a resposta do Ocidente ao radicalismo muçulmano. Mas acho fundamental que as pessoas comecem a perceber que a intolerância islâmica não é nada inofensiva. Considerar esse radicalismo e a intolerância como valores culturais que devem ser “respeitados e compreendidos” pode custar caro a quem saiu da Idade Média há vários séculos



2 Comments:

  • "Nem o mais tarado anti-bushista poderá dizer que a reação insana dos islâmicos às caricaturas de Maomé é uma resposta à política americana para o Oriente Médio"

    É óbvio que as coisas estão interligadas!!! Eles não conseguem não interligar a ocupação do Iraque do ocidente, assim como não conseguimos não interligar islamismo com terrorismo. Não é uma resposta à política americana, mas à cultura ocidental de uma maneira geral. A reiteração das charges em nome da "liberdade de expressão" (uma instituição que só nós sabemos valorizar) pra eles não passa de provocação escancarada, pura, simples e gratuita, a prova do nosso profundo desprezo por todos eles e aquilo que eles mais valorizam. Estamos virando uma coisa só pra eles, uma ameaça infiel, assim como eles estão virando uma coisa só pra nós: terroristas extremistas. Isso vai ainda acabar mal.

    By Anonymous Anônimo, at 2:43 PM  


  • Veja, não sou contra a liberdade de expressão. Nem sou a favor do Estado intervir nessa questão instituindo alguma espécie de censura. Tampouco a favor de incendiar embaixadas. Mas critico, sim, as atitudes que soam nada mais que provocativas em nome de algo que eles não entendem. Se quer falar o que quer, vai ter que encarar o rojão. veja, estou considerando o contexto atual, potencialmente explosivo. Pois assim cometemos o mesmo erro deles: julgamos donos de valores universais e superiores. Como vamos justificar que ofender os muçulmanos é um direito universal e deve ser feito a esmo apenas pra reiterar esse direito. Não vai fazer sentido na cabeça deles. Vão achar que estamos querendo briga mesmo. E é isso que muitos ocidentais querem mesmo. É assim que começa o fim do mundo.

    By Anonymous Anônimo, at 3:57 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa
Lula e La Rochefoucauld III
Lula e La Rochefoucauld
Duelo de titãs
Os mistérios da fé
Viva o povo latino-americano!
Com brasileiro, não há quem possa
U2 no país do jeitinho III
U2 no país do jeitinho
Mania de grandeza II


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by