segunda-feira, janeiro 23, 2006

Viva o povo latino-americano!

Eu adoro os intelectuais brasileiros. Se eu estou sem assunto, não fico mais angustiado. Basta esperar o artigo de algum dos gênios que ocupam nossas universidades. Emir Sader é um dos melhores. Por algum motivo obscuro, ele consegue emplacar artigos com regularidade na Folha, e não apenas na Agência Carta Maior (um tipo de Mídia sem Máscara de esquerda). Na edição de ontem da Folha, há um texto de Sader intitulado “Viva o povo latino-americano!” - assim mesmo, com ponto de exclamação. O tema do artigo é a suposta guinada da América Latina para a esquerda, com direito a elogios encomiásticos ao companheiro Evo Morales, como seria de se esperar.
Mas a melhor parte não são os elogios ao chefe dos cocaleiros. O trecho que mudou meu modo de ver a região está logo no primeiro parágrafo: “O povo da América Latina e do Caribe foi vítima, nas quatro últimas décadas, de duas violentas ofensivas contra seus direitos, sua identidade e sua própria existência como povo. A primeira foi a das ditaduras militares, concentradas mais ao Sul do continente, mas com distintas expressões em outras regiões da América Latina e do Caribe. A segunda foi a dos governos neoliberais - que se estenderam por praticamente todo o continente -, ofensiva não menos violenta e destrutiva que a primeira.”
Eu juro que não tinha reparado que a ofensiva dos governos “neoliberais” foi tão violenta e destrutiva como a das ditaduras militares. Eu devo ser muito desinformado. Sempre vi grandes diferenças entre o governo de Fernando Henrique e o de Médici, por exemplo. Achava que o primeiro não mandava torturar e matar opositores, e nem impedia a liberdade de expressão. Mas Sader deve saber mais do que eu. Quem é fã de carteirinha de Cuba, nunca mencionando o fato de o país ser uma ditadura, merece respeito e tem credibilidade, não é mesmo?



3 Comments:

  • Caros,
    O Arranhaponte está viajando, e deve escrever posts esporádicos nos próximos dias. Por enquanto, vocês vão ter que se contentar apenas com os meus. Mas as fãs de meu co-blogueiro não precisam se preocupar. Ele volta na semana que vem
    Abraços

    By Blogger Marcos Matamoros, at 9:11 PM  


  • Adam,
    A crise na universidade é mais grave do que eu pensava se o movimento estudantil realmente acha que o "@" substitui o "O"
    PS: Agüenta aí que o Arranhaponte já volta
    Um abraço,
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 3:48 PM  


  • Eu uma vez postei só pra chamar Sader de "homem mais burro do mundo". Mas decidi que a burrice dele nem é engraçada o bastante para justificar que eu o leia.

    By Anonymous Anônimo, at 3:06 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Com brasileiro, não há quem possa
U2 no país do jeitinho III
U2 no país do jeitinho
Mania de grandeza II
Ao mestre, com carinho III
Ao mestre, com carinho
Evo Morales, o homem, o mito
Life, the universe and everything III
Life, the universe and everything
Os prazeres da carne


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by