domingo, janeiro 29, 2006

Lula e La Rochefoucauld

Lula pode ter perdido a aura de salvador da pátria há um bom tempo, mas ninguém lhe tira o posto de rei da gafe. A capacidade do Guia Genial de falar a coisa errada no momento errado é impressionante. A mais nova bola fora ocorreu na inauguração do memorial do Curíntia, seu time de coração.
No seu discurso, Lula disse que a maior decepção que o Corinthians lhe causou foi a derrota para o Palmeiras na partida da semifinal da Libertadores em 2000, na disputa por pênaltis. Olhando para Marcelinho Carioca (que estava na festa como um dos heróis do Corinthians), Lula disparou: "Marcelinho, você não sabe o quanto você me fez sofrer quando perdeu aquele pênalti contra o Palmeiras. Aquela foi a única vez nos meus 60 anos de vida que eu achei que teria um infarto". Como seria de se se esperar, todo mundo ficou constrangido.
Ou seja, aos 60 anos, o Guia Genial mostra mais uma vez que ainda não sabe como se comportar em público. Tsc, tsc. Mas nem tudo está perdido. Eu confio na capacidade de aprendizado de Lula.
Uma maneira de mostrar ao Guia Genial que não se deve dizer em público tudo o que vem à cabeça é agir como ele agiu em relação a Marcelinho. No próximo evento em que Lula estiver presente, basta que alguém interrompa um discurso e diga para ele, com um ar de reprovação afetuosa: "Presidente, o sr. não sabe como me fez sofrer quando disse que Napoleão foi à China”, ou “O sr. não sabe a vergonha que me faz passar quando afirma que sua mãe nasceu analfabeta”, ou “Eu não sabia onde enfiar a cara quando o sr. declarou que a galega engravidou no primeiro dia, porque pernambucano não deixa por menos” ou ainda “Eu realmente acho fim da picada quando o sr. diz que não sabia de nada sobre a corrupção em seu governo.”
Eu tenho a impressão de que o Guia Genial não iria gostar. Acho que isso deve ser suficiente para ele perceber que não pode falar o que quiser em público. Para reforçar a lição, eu indicaria a Lula a leitura de um aforismo (calma, não estou pedindo que ele leia um livro, mas apenas uma linha) de La Rochefoucauld: “Hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude”. Se ele não entender a sutileza, não há problema. Há uma frase mais popular, embora menos elegante, que tem o mesmo espírito do aforismo do escritor francês: sinceridade demais é sempre uma merda



1 Comments:

  • São poucas as alegrias dos palmeirenses. Saber que quase enfartamos o Novededo é, talvez, a maior delas...

    By Blogger mauro, at 11:13 AM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Duelo de titãs
Os mistérios da fé
Viva o povo latino-americano!
Com brasileiro, não há quem possa
U2 no país do jeitinho III
U2 no país do jeitinho
Mania de grandeza II
Ao mestre, com carinho III
Ao mestre, com carinho
Evo Morales, o homem, o mito


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by