terça-feira, janeiro 24, 2006

Os mistérios da fé

Eu tenho a impressão de que, no Brasil, todo mundo acredita em alguma coisa. Pelas minhas estimativas, o país tem uns cinco agnósticos (entre os quais me incluo) e uns dois ateus. Os outros 179.999.993 brasileiros têm alguma religião ou no mínimo acreditam numa “força superior”. Há muita gente que pratica várias religiões ao mesmo tempo – quem não tem uma tia ou um conhecido que vai ao centro espírita na quarta-feira, ao terreiro no sábado e à missa no domingo? Até aí, tudo bem. É bonito que haja liberdade religiosa no país. Cada um acredita no que quiser e tem a religião que quiser, embora eu ache que um pouco de ceticismo não faria mal ao país – pelo contrário.
O que me incomoda é quando essa religiosidade se intromete onde não devia, o que está longe de ser algo esporádico por aqui. Dou um exemplo de uma reportagem que vi na Globo News há alguns dias. Ao falar dos três segredos de Fátima, o repórter não teve dúvidas: disse que, em 1917, em Fátima, Nossa Senhora “apareceu” para os três pastores portugueses. Não disse “teria aparecido”. Tratou o episódio como fato histórico, sem questionar em nenhum momento a suposta aparição.
Eu já vi isso ocorrer em outras oportunidades, em especial na televisão. Não, não vejo nenhuma conspiração católica por trás disso; a questão é falta de rigor do repórter. O problema é que o sujeito desavisado que assistiu à reportagem foi dormir com a certeza de que Nossa Senhora apareceu realmente para os três murruguinhas.
De minha parte, eu nunca acreditei na história. A escolha de Nossa Senhora sempre me pareceu pouco inteligente. Ou você acha apropriado revelar segredos importantes para três crianças que viviam no interior de Portugal no começo do século passado?



11 Comments:

  • Concordo com o senhor, mas nao acredito que a "noticia" teria tido ainda mais sucesso se Nossa Senhora fosse a fonte de um Diogo Mainardi, por exemplo...

    By Blogger Edo, at 5:16 AM  


  • Ah, entendi, senhor Matamoros. O sr. deve ser um desses baderneiros que acham Edir Macedo um picareta, que não acreditam na concepção de Maria Virgem, que se recusam a crer na passagem dos espíritos por este planeta como uma redenção de pecados para atingirem um planeta superior na próxima encarnação, que negam a criação do mundo (incluindo os pastores portugueses) por uma força maior que pode ter gerado tudo o que existe em 6 dias e ainda tomar um chopinho no Leblon no sétimo...Lamentável, sr. Matamoros. Um obscurantista como você deveria ter mais respeito com as sérias e verossímeis crenças e outros bichos.

    By Anonymous Anônimo, at 4:35 PM  


  • Eu sou quase um ancião. Entrei na ECA há 17 anos, aos 17 anos. A idade me fez irremediavelmente cético. Mas quem sabe se eu assistir a umas três reportagens por dia como essa da Globo News eu não acabe entrando no Opus Dei? Num governo Alckmin, isso vai ser importante
    Abraços a todos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 6:02 PM  


  • Se você assistir a umas três "reportagens" como essa por dia acho mais provável que acabe entrando no Juqueri.
    abraço

    By Anonymous Anônimo, at 6:07 PM  


  • Admitir que é agnóstico, em vez de ateu, é o passo mais importante para se filiar a uma religião. No momento, cogito judaísmo e catolicismo. O resto todo me parece muito com Brian Waiss ou Lair Ribeiro...

    By Blogger mauro, at 2:11 PM  


  • Mauro,
    Eu era católico, já fui ateu e hoje sou agnóstico. Acho que optei pelo caminho do meio (ops) e daqui não saio. Se bem que às vezes eu penso em fundar a Igreja Agnóstica do Brasil. Será que daria dinheiro?
    Um abraço,
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 12:09 PM  


  • É impressionante como algumas pessoas realmente não tem mais o que fazer do que criticar outras coisas. Existem pessoas tão vazias, como este ser que postou isso, que não existe nada dentro dele, por isso ele não faz um blog ou algo que goste e defenda: Não! Ele precisa criticar o que não tem capacidade para compreender.
    Tenho pena, somente.
    Vamos rezar por ele, para que um dia, quem sabe, ele entenda como funciona um pouquinho as Leis de Deus, e sabe que com certeza Maria é muito mais inteligente que ele, ela envia mensagens para diversas pessoas e com certeza conhece o coração desses escolhidos, não é que nem você, que fala o que não sabe, sem argumentos baseados em porra nenhuma e ainda deixa na internet para qualquer zé mané.
    Bom, eu tenho meus argumentos baseados em milhares de coisas e não saio por aí criticando o que não compreendo.
    A partir do momento que resolveu expôr uma opinião tão vazia e sem entendimento como esta, deve estar vazio para abrir a mente e ouvir as opiniões de outras pessoas.
    O que você não é capaz de compreender, estude, pesquise e principalmente, pede pra Deus te ajudar a entender o quão grandioso é estar na presença divida....
    Mas não se preocupe e enteder quem é Deus, e muito menos criticar sua mãe, e peça também um pouco de perdão, pois alguém que já foi católico (nao sei qual tipo de católico vc deve ter sido), mas se desviou dos caminhos certos, teve oportunidade de conhecer algum lado que fosse de Deus, e fugiu.
    Nem vc, nem ninguem na terra tem capacidade para entender o coração perfeito de Deus, e não tente encontrar respostas precisas para tais perguntas, só tente não falar tantas besteiras juntas.

    By Anonymous Anônimo, at 4:05 AM  


  • E você não está ouvindo isso de uma senhora, ou alguém que frequente missas todos os dias.
    Tenho 19 anos, e sou como qlq outra pessoa da minha idade.
    Faço faculdade, saio, bebo, namoro.... e minha profissão? Sou atriz.
    Fiz primeira comunhão com 8 anos e Crismei com 12.
    Estou dizendo isso pra mostrar que não precisa ser uma freira pra defender Deus, nem um adolescente rebelde pra criticar.
    Não vou todos os domingos à missa, como deveria. Não é todo dia que rezo. Mas sempre pedi a Deus que não me deixasse chegar ao mesmo ponto em que vc está.
    Esperava que pessoas com mais idade, assim como vc, pudessem passam conhecimentos sábios para pessoas de minha geração.
    Não se preocupe, colocarei vc em minhas orações.. querendo ou não. Sei que Deus é mais forte que vc!

    Tenham um bom dia.

    By Anonymous Anônimo, at 4:12 AM  


  • Caro Anônimo, ou melhor, cara anônima,
    Você tem a certeza dos iluminados e a arrogância dos que crêem saber tudo. É o tipo de pessoa religiosa que sempre me incomodou. Assume um ar de condescendência, mas ao mesmo tempo escreve um comentário intolerante. Não fui em nenhum momento agressivo com quem acredita em Deus - se você ler o meu post com atenção, isso ficará claro. Você, ao contrário, vem aqui ditar regras e dizer o que eu devo ou não escrever. Não sabe respeitar a opinião dos outros. Mas você tem apenas 19 anos. Pode ser que a sua arrogância seja da idade. Quando você envelhecer, talvez perceba o valor de questionar as suas crenças. Mas, pelo tom do seu comentário, parece pouco provável

    By Blogger Marcos Matamoros, at 3:46 PM  


  • Não fui agressiva. Você, talvez já com a consciência de estar lendo sobre alguém que não concorda com o q diz, imaginou que eu estivesse falando com um tom agressivo.
    Tbm estou expressando minha opinião.
    Não acho que sei de tudo, mas pra acreditar em Deus sei que sou, no mínimo, um pouco mais inteligente que vc, mesmo tendo "apenas 19 anos".
    A questão não é essa, isso não é pra gerar uma discussão ou algo do tipo, como vc, que "contra-atacou", e com essa sua última frase, vejo que a arrogância é sua de achar que devo questionar minhas crenças assim como vc faz.
    É muito díficil conversar por palavras escritas, pois nunca sabemos em que tom a pessoa está falando, pelo o que percebi, não é por isso que te incomodei, e sim por ser uma pessoa religiosa, seja lá de qual tipo for.
    Confesso que já tive motivos pra imaginar que Deus não existe, ou que nos ajuda, mas já passei por acontecimentos sem explicação que só me trouxeram benefícios e sei que é pelo Deus que acredito.
    Espero que quando envelhecer eu seja sábia para questionar outras coisas talvez, e espero que ainda reste tempo pra você mudar, já que o sr. é velho é sábio. Não me interessa qual religião, ou se terá uma religião, mas deve ser muito triste passar por alguns momentos sem ter uma força divina pra acreditar, ou então se sentir sozinho espiritualmente.
    Uma curiosidade, vc imagina que quando morrer vai acontecer o que?
    Não sei quais são os princípios de uma pessoa como vc, vc acredita em reencarnação? Ou acha que qnd morrer, acabou e não existe mais nada?
    Ou então sei lá, até mesmo em ir pro céu ou para o inferno...
    Qual a sua visão do "após a morte"?
    O que aprendi foi que nada nessa vida material tem valor, e minha fé irá me ajudar a ter uma vida no céu, e é nisso que me baseio em relação a essa questão. E vc? O que pensa desse "depois"?

    By Anonymous Anônimo, at 4:51 AM  


  • não se pode esperar,infelizmente,mas compreenssivelmente,imparcialidade dos meios de comunicação.assim como acontece nos orgãos públicos quanto à laicização.apóio a diversidade religiosa e de pensamento,naturais ao ser humano,o que me parece,às vezes,inviabilizar a idéia de unidade religiosa universal das religiões monoteístas.Como a unidade de pensamento é impossível em alguns casos,deve-se buscar uma convivência harmônica.

    By Anonymous Anônimo, at 1:51 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Viva o povo latino-americano!
Com brasileiro, não há quem possa
U2 no país do jeitinho III
U2 no país do jeitinho
Mania de grandeza II
Ao mestre, com carinho III
Ao mestre, com carinho
Evo Morales, o homem, o mito
Life, the universe and everything III
Life, the universe and everything


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by