segunda-feira, fevereiro 13, 2006

A insuperável clareza de nossos intelectuais II

Enfiar o Brasil no Haiti foi uma decisão brilhante de política externa. O Haiti é um daqueles casos insolúveis, como se fosse um país africano como Ruanda ou Serra Leoa incrustado na América. A comunidade internacional age como se houvesse a possibilidade de uma solução para os problemas do país, mas, no fundo, todo mundo sabe que não há.
Não, não sou especialista em Haiti, mas não me parece ousadia afirmar que é inviável um país aterrorizado por gangues, em que mais da metade da população sobrevive com menos de US$ 1 por dia, tem 53% de analfabetos e a expectativa de vida é de 52 anos. Para ficar uma merda, o Haiti tem que melhorar muito. A probabilidade de o país dar certo é tão grande quanto a de Lula saber localizar o Haiti no mapa. Em resumo, o Guia Genial nos colocou numa fria. Quanto mais cedo o Brasil saír de lá, melhor.
O mais patético é que o governo topou chefiar a missão por avaliar que isso ajudaria a conseguir uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, entre outros motivos. Como se viu depois, ficou claro que o Brasil não vai ter a vaga - o que até é positivo. Eu nunca entendi as vantagens que o país teria se entrasse no conselho.
Quanto ao texto do Gabeira, a citação do Cazuza é realmente o ponto alto. “O tempo não pára” é uma frase que me lembra a vizinha gorda e patusca do Nelson Rodrigues, sempre dizendo: “Nada como um dia depois do outro”



2 Comments:

  • O que me entristece na história é que o Brasil não tem condições de dar o básico - segurança, educação e saúde - aos seus cidadãos, que sangram impostos cada vez maiores, mas se acha apto a arrumar a casa dos outros. Ao invés de olhar o próprio umbigo, que já seria um grande avanço, olha o bumbum da vizinha, que vergonha...

    By Anonymous Anônimo, at 4:12 PM  


  • Nesse caso acho que escolheram a vizinha menos gostosa...

    By Anonymous Anônimo, at 6:45 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Diálogo brasileiro V
Diálogo brasileiro II
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa V
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa III
Fanatismo nunca mais ou em busca da fatwa
Lula e La Rochefoucauld III
Lula e La Rochefoucauld
Duelo de titãs
Os mistérios da fé
Viva o povo latino-americano!


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by