quarta-feira, dezembro 21, 2005

Jurassic Park III



Todo mundo lembra de Niemeyer quando desce o sarrafo em Brasília, mas, para fazer justiça histórica, Lúcio Costa é tão responsável pela desgraça quanto o stalinista decrépito. O meu bode em relação à Brasília se deve em grande parte à arquitetura kitsch e grandiloqüente de Niemeyer, mas a concepção do projeto piloto contribuiu para a sensação de opressão e agorafobia que me acometeu quando eu lá estive. Aliás, são Google me ensinou que Costa não quis que a cidade tivesse forma de avião, mas de borboleta. Eu nunca soube disso. Em sua última entrevista, dada ao Correio Braziliense, Costa protestou: "Não tem nada de avião! É como se fosse uma borboleta. Jamais foi um avião! Coisa ridícula! Seria inteiramente imbecil fazer uma cidade com forma de avião. Do triângulo da Praça dos Três Poderes, que é a cabeça da cidade, surgiu a Esplanada para receber esses prédios destinados aos Ministérios. Surgiu o Eixo Monumental, não num sentido pretensioso, numa plataforma mais elevada." Uma pergunta que me ocorreu: e uma cidade em forma de borboleta, também não seria inteiramente imbecil? Avião ou borboleta, helicóptero ou mariposa, Brasília me parece um quadro de De Chirico, com seu ambiente metafísico-opressivo. Quando vi A piazza d'Italia (a pintura que ilustra o post) pela primeira vez, percebi de onde Niemeyer e Costa tiraram inspiração para projetar Brasília. O único detalhe no quadro que desagradou ao velhinho stalinista foi a presença de gente, mas ele conseguiu evitar esse incômodo na cidade



Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Jurassic Park
A volta dos bigodudos IV
A volta dos bigodudos II
Nova cara, mas o corpinho é o nosso mesmo
Os embalos de sexta-feira à noite
Anacleto, entre o apolíneo e o dionisíaco III
Anacleto, entre o apolíneo e o dionisíaco
Histórias de vida
Para onde vai o quarto poder? VI
Para onde vai o quarto poder? IV


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by