quinta-feira, dezembro 01, 2005

Para onde vai o quarto poder? VI

Quer dizer que Rui Barbosa era um desmancha-rodinhas? Eu não conhecia essa faceta do ilustre baiano. Confesso que sei pouco sobre ele. Quando eu era pequeno, Rui Barbosa era vendido pelas professoras como um dos grandes brasileiros de todos os tempos – o que não é grande coisa, já que a concorrência é fraca. Mas, aos poucos, essa imagem foi se desfazendo. Descobri ainda no colegial – para nossos leitores teens, o equivalente ao ensino médio atual -, que ele não foi um ministro da Fazenda dos mais brilhantes, embora tenha a honra de ter provocado a primeira crise inflacionária da República, com a política do Encilhamento. Eu ia criticá-lo por ter mandado queimar os arquivos sobre a escravidão, mas achei este artigo dizendo que a história é besteira. Como está no site da Casa Rui Barbosa, o texto não parece ter isenção suficiente para tratar da questão, mas a verdade é que, como sofro de caymmite, estou com preguiça de pesquisar a fundo para ver quem está certo.
Nas minhas andanças pela internet, eu me deparei com uma frase do próprio Rui Barbosa que talvez tenha um cunho autobiográfico maior do que ele mesmo gostaria de admitir: “O escritor curto em idéias e fatos será, naturalmente, um autor de idéias curtas, assim como de um sujeito de escasso miolo na cachola, de uma cabeça de coco velado, não se poderá esperar senão breves análises e chochas tolices." (Rui Barbosa – A Imprensa e o Dever da Verdade, 9)



3 Comments:

  • Continuamos discutindo "Para onde vai o quarto poder" ou mudamos para "grandes malas brasileiros de todos os tempos"?
    Concordo com o primeiro post do Arranhaponte: o reportariado é de esquerda, os chefes vão endireitando e os donos são de direita mesmo. Mas há outro fator aí, que ganhou força recentemente e pode ser chamado pelo Matamoros de "press pigspiritism": para vender bem, a imprensa tem de surpreender o leitor; para surpreender, um dos jeitos mais facinhos é ser espírito de porco; ser espírito de porco na direita é muito mais fácil que na esquerda. Aí o Diogo Mainardi começa a ser levado a sério e a gerar filhotes.

    By Anonymous Anônimo, at 7:39 PM  


  • Vai assumir a culpa pela fúria da Marcela também? :)

    By Anonymous Anônimo, at 5:08 PM  


  • Querido F. Arranhaponte nao estou furiosa. Vc ainda nao entendeu que eu adoro uma polemica? Vcs estao contribuindo para isso. De qq forma adoro o blog de vcs. Tenho que manter minha fama de má..hehehehe

    By Anonymous Anônimo, at 1:03 AM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Para onde vai o quarto poder? IV
Para onde vai o quarto poder? II
Pseudando IV
Pseudando II
As grandes epidemias de nossa época
Em defesa do argumento rasteiro II
Pelo fim do acaju
Baixando a crista II
É preciso pensar grande II
Pirataria no grande Paraguai III


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by