segunda-feira, dezembro 05, 2005

Histórias de vida

Eu não suporto pessoas com história de vida. Quem veio de baixo e conquistou tudo com o próprio esforço exala uma superioridade moral intolerável. Lula é o caso mais óbvio. Como passou fome e veio para São Paulo num pau-de-arara, acredita fanaticamente que ninguém pode falar com mais propriedade do que ele sobre fome e sobre como acabar com a pobreza. Sua história pessoal pode ser considerada comovente, mas o uso que faz dela me deixa enojado. Para o Guia Genial, o que um sujeito que passou a vida estudando pode saber mais sobre o assunto do que ele, que na infância muitas vezes não tinha o que comer?
O mais novo queridinho da mídia que tem história de vida é Seu Jorge. Como foi morador de rua e hoje é cantor e ator de sucesso, virou celebridade. Há algumas semanas, foi o entrevistado do Roda Viva. Eu não vi e não gostei. É verdade que Seu Jorge não tem a mesma empáfia de Lula, e até onde eu sei não usa o fato de ter sido morador de rua como argumento definitivo para encerrar discussões. De qualquer modo, sua história de vida sem dúvida é fundamental para explicar a fascinação que ele provoca na imprensa. Se o Seu Jorge é bom cantor – eu acho que não é -, se é bom ator – eu tenho certeza que não é -, isso não interessa. Há alguns meses, quando ele se apresentou em São Paulo, eu vi várias pessoas empolgadas com a idéia de ir ao show de Seu Jorge não porque conheciam suas músicas, mas porque veriam de perto um sujeito que foi morador de rua e deu a volta por cima. Era um estado de espírito parecido com o de quem vai ao zoológico, e não de quem vai a um show de música



3 Comments:

  • De Fato, Dom Matamoros: nada contra os que saem de baixo, e sobem. O que enche os pacová são os que acham que subiram...

    By Blogger mauro, at 6:07 PM  


  • Ai esta a prova de que dinheiro não compra talento,sucesso,felicidade,Amor...tenta vc Don Marcos ter o suçesso pessoal que eles tiveram!

    By Anonymous Anônimo, at 12:12 AM  


  • MEU CARO,A SUA CRITICA E MUITO DEPRECIATIVA,SERA QUE NEM APENAS UMA PESSOA TEM MERITO PRA VC? VAI PARA O INFERNO,FAZER UM BOQUETE NO CAPETA E QUANDO ELE ESTIVER COM A PICA BEM DURA PEDE PRA ELE ENFIAR NO TEU RABO QUE CERTAMENTE QUANDO ELE GOZAR VAI ENCHER TEU CU DE BRASA E TU VAI FICAR COM A RABIOLA FEITO UM MAÇARICO SEU BLOGUEIRO DE BOSTA...

    By Anonymous Anônimo, at 10:26 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Para onde vai o quarto poder? VI
Para onde vai o quarto poder? IV
Para onde vai o quarto poder? II
Pseudando IV
Pseudando II
As grandes epidemias de nossa época
Em defesa do argumento rasteiro II
Pelo fim do acaju
Baixando a crista II
É preciso pensar grande II


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by