quinta-feira, dezembro 15, 2005

A volta dos bigodudos II

A escalada de declarações anti-semitas do lunático presidente do Irã é um bom teste para ver a reação de intelectuais e políticos de esquerda. Eu gostaria que eles protestassem contra Ahmadinejad com um décimo da indignação que mostram a cada discurso da besta do Bush. Estranhamente, regimes totalitários, teocráticos e assassinos, que não respeitam os direitos das mulheres e não admitem oposição, recebem um tratamento camarada de parte da intelligentsia ocidental, em nome de um relativismo cultural que muitas vezes vê no homem-bomba apenas “uma vítima da opressão do mundo globalizado”. Para eles, o fato de uma parte não desprezível – atenção, eu não disse a maioria - do mundo muçulmano ansiar pela destruição dos países e valores ocidentais é apenas um detalhe.
Quando vejo declarações como as de Ahmadinejad, eu me lembro da frase de meu pai sobre os muçulmanos em geral: “Não se pode respeitar um povo que reza com o traseiro para cima” (na versão original, meu pai, educado na Suíça, usou um termo mais cru do que traseiro). E, dado o nível de barbaridades expelidas pelo presidente do Irã, sou levado a pensar que meu velho não estava totalmente errado. Aproveitando a mesma linha sofisticada de argumentação: Ahmadinejad não tem cara de porteiro, e aquele tipo de porteiro que não consegue anotar recado de modo nenhum?



22 Comments:

  • Cês falam mal do presidentes dos outros, porque estamos muito bem, nessa área. Aliás, em matéria de pezidente, só não perdemos para os para os venezuelanos...

    By Blogger mauro, at 3:19 PM  


  • Ah, o Lula sabe, sim: dizem que assitiu a Lista de Schindler em DVD pirata (aliás, antes de começar o filme, dizem que resmundou: "Pô, Mariza, filme de elevador!?").

    No fim, não gostou porque o Schindler promovia a exclusão...

    By Blogger mauro, at 5:04 PM  


  • Vai me desculpar Marcos mas essa declaracao do seu pai sobre os mulcumanos é tao babaca e mesquinha e radical qt a do tal Ahmadinejad. Pra dizer o minimo.

    By Anonymous Anônimo, at 8:04 PM  


  • Sabe eu fico indignada. Virou meio que um lugar comum criticar Chavéz , Fidel e os supostos regimes ditatoriais e populistas. Quem me conhece sabe que de esquerdista eu não tenho nada. Entretanto, acho mais coerente o discurso dos populistas diante da realidade de seus paises do que o do nosso presidente (que de esquerda não tem nada). Tb vejo com preocupação os paises ricos ocidentais e “democráticos” como EUA e Inglaterra e sua política que não respeita a soberania alheia e pratica atos terroristas (guantanamo é oq?) do mesmo nível ou pior que os “terríveis” mulçumanos. E pior pq é terrorismo de Estado. A mesma coisa que faz inclusive Israel (que de coitadinho não tem nada) contra os Paletinos.

    By Anonymous Anônimo, at 8:30 PM  


  • É por essas e outras que eu concordo com o bom e velho Buk (C. Bukowiski). Numa frustada tentativa de escrever sobre politica/assuntos internacionais conclui o dirty old man: “Caros leitores, se me derem licença, vou voltar pras putas, pros cavalos e pra garrafa enquanto há tempo. Se isso contribui pra gente morrer, então pra mim, parece ser bem menos repugnante ser responsável pela nossa própria morte do que qq outra modalidade que ande por ai disfarçada com rótulos de Liberdade, Democracia, Humanidade e/ou qq outra espécie de papo furado.

    By Anonymous Anônimo, at 8:39 PM  


  • Marcela,
    Vamos por partes:
    1. A frase do meu pai é uma piada. É uma ironia. Você pode achar engraçado ou não. Não é para ser levada a sério. Comparar uma piada com as barbaridades ditas por um lunático, que incita o ódio contra os judeus, é um despropósito
    2. Cuba é uma ditadura. O titio Fidel está no poder desde 1959. Não há eleições por lá. Os opositores são intimidados, censurados, presos e assassinados. O Irã é uma ditadura e, pior, uma ditadura teocrática, como a maior parte dos países muçulmanos. Ahmadinejad foi eleito, mas quem manda de fato no país é o aiatolá Ali Khamenei. Na maior parte dos países muçulmanos, os direitos humanos não são respeitados, a liberdade de expressão não existe e as mulheres são totalmente oprimidas. Você provavelmente não poderia ter um blog na maior parte do mundo muçulmano. Não vou perder tempo para explicar por que Chávez é populista. É algo evidente. EUA e Reino Unido são países democráticos. Há eleições a um intervalo de tempo previamente definido. Todos podem votar. Erros podem ser corrigidos. Acho que a invasão do Iraque foi um erro, que causou a morte de milhares de pessoas. O Bush é sempre tratado como uma besta neste blog. Mas você pode dizer o que você quiser nos EUA e no Reino Unido, países que recebem milhões de imigrantes, independentemente da religião. Você poderia ter um blog por lá.
    3. Charles Bukowski? Quem? Ah, o que fazia literatura confessional de quinta categoria? Ele não entra na minha casa. Os livros de Machado, Milton Hatoum, Graciliano Ramos, Kafka, Thomas Mann, Diderot, Orwell, Borges, Cortazar, Vargas Llosa, Diderot, Philip Roth, J. M. Coetzee, Drummond, Fernando Pessoa e Rimbaud deixaram claro que não aceitariam ficar juntos de algum livro do Bukowski. Eu os tranqüilizei, dizendo que isso nunca havia passado pela minha cabeça

    Um abraço,
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 12:00 PM  


  • Outro lugar-comum de esquerda que mesmo gente que não se acha de esquerda repete à exaustão mostrando fantástico desconhecimento dos fatos.

    A decisão da ONU em 1948 promovia a partilha da Palestina em dois estados: Israel e um Estado Palestino, decisão que foi aceita pelo primeiro, mas não pelo segundo.

    Não apenas Israel foi invadido em maio de 1948, quando se tornou independente, mas também entre 1948 e 1967 os territórios hoje ocupados estavam...ocupados, mas por Jordânia e Egito, sem que os palestinos demonstrassem o menor interesse em criar seu estado exatamente onde hoje querem criar (Cisjordânia e Faixa de Gaza). Aliás, o estado não foi criado porque a intenção expressa das autoridades palestinas da época era a destruição de Israel.

    Gozado que não se ouve uma palavra contra a opressão de Egito e Jordânia em todos estes anos, nem uma pergunta acerca do que faziam, afinal os palestinos entre 1948 e 1967. Mais fácil criticar a opressão israelense...

    Isto dito, sou a favor da criação de um estado palestino na Cisjordânia e Faixa de Gaza, o que, aliás, foi proposto pelo Barak em 2000 e recusado por outro ícone esquerdista, Arafat.

    É, ignorância é foda...

    By Anonymous Anônimo, at 12:03 PM  


  • Também não tenho saco para dirty old men. Fico fascinado pelo adoração a pessoas que não sabem escrever só porque são bêbados/drogados/viados/marginais. Se eu achar um bêbado/drogado/viado/marginal que saiba escrever, até entra na minha biblioteca, mas, se quero ler merda, leio o que escrevo. Não preciso terceirizar a porcaria

    By Anonymous Anônimo, at 12:08 PM  


  • Anônimo,

    Não respondo a quem não tem BOLAS para “mostrar” a carinha. Acho de uma empáfia vc me chamar de ignorante, permanecendo anônimo. Enfim.. Mas numa coisa concordo com vc: “se quero ler merda, leio o que escrevo”. Plenamente.

    By Anonymous Anônimo, at 11:39 AM  


  • Marcos, por partes também.

    1.Será que é mesmo uma piada? Um amigo meu, árabe, mulçumano, não achou graça nenhuma. Que coisa, né? Que gente mais sem senso de humor. De qq forma piada com conteúdo racista pra mim só serve para uma coisa, incitar ódios, preconceitos, esse tipo de coisa. Querido, até pra brincadeira tem limites, sorry.

    2.Ai, ai. Tudo parte do pressuposto do que é democracia. Vc acha que nos vivemos numa democracia? Liberdade de expressão é muito bom, mas não é tudo. Pode existir liberdade com tanta violência, fome, tanta ignorância, tanta desigualdade social? Existe liberdade, pra quem tem acesso a tudo. Mas qts tem acesso?

    3.Não apoio ditaduras. Mas também não sou imbecil para não ver o lado bom das coisas (tudo tem dois lados). Cuba era uma ilha escravocrata há pouco tempo atrás, era uma espécie de bordel dos EUA. O povo vivia na miséria, era completamente ignorante, não tinha acesso a saúde, educação, direitos básicos. Hoje apesar de tudo, das dificuldades econômicas que a ilha passa, em grande parte por causa do embargo norte-americano, as pessoas tem dignidade, educação, saúde, direitos básicos. Isso é liberdade, queridão. Não podemos falar em direitos individuais (como sua amada Liberdade de Expressão) sem direitos básicos, Jesus!

    4.Outra coisa. Direitos humanos são respeitados NO MUNDO? Santa inocência. Realmente é de um espírito democrático impar o que os EUA esta fazendo no Iraque, Guantanamo (e tantas outras prisões mundo afora), faz na América Latina diariamente etc. Estados Unidos, China, Israel, Inglaterra são os maiores desrespeitadores dos direitos humanos (além dos ambientais) no mundo. Desrespeitam TODOS os tratados mundo afora.

    5.Chavez é populista. Obvio. Mas pelo menos esta fazendo reformas de base na Venezuela e foi eleito democraticamente (apesar da pressão da CIA).

    6.Porra, falar do talento de Machado, Graciliano, Kafka, Pessoa, Drumond etc é obvio!! É chover no molhado queridão. Já li e reli tudo isso. Ele não entra na sua casa? Pois eu acho que Tudo vale a pena...

    By Anonymous Anônimo, at 11:41 AM  


  • Marcela,
    1. É uma piada, que, como eu disse, pode ser engraçada ou não. Seu amigo muçulmano não achou graça; muitos outros acharam.
    Não me surpreendo com isso. Uma pesquisa do instituto Datatorre com a comunidade muçulmana feita antes que eu escrevesse o post mostrou o seguinte resultado: 70% dos entrevistados não acharam graça; 20% deles gostaram; e 10% não sabem/não opinaram. Mas, no universo em questão, todos entenderam que é uma piada. O texto é obviamente irônico. É claro que ela não incita ódio ou preconceito
    2. Sim, nós vivemos numa democracia. Há problemas de distribuição de renda, violência e ignorância, etc., mas não me parece haver dúvidas que a nossa sociedade é democrática. Eu realmente prezo muito a liberdade de expressão. Se você quer ironizar essa conquista que, felizmente, sociedades democráticas asseguram a todos, é um direito seu
    3. Eu concordo com você que Cuba tem dois lados: um ruim e um outro pior. Que o digam os cubanos que tentam fugir do país para morar nos EUA. Curiosamente, não há notícias de americanos fazendo o percurso contrário
    4. Eu não disse que direitos humanos são respeitados no mundo. Não apóio o que fazem os EUA no Iraque ou em Guantánamo. Mas não há dúvidas de que os EUA e o Reino Unido são países democráticos. E eu gostei da sua lista dos países
    que mais desrespeitam os direitos humanos. Você diz que os EUA, o Reino Unido e Israel estão no topo da lista baseado no ranking de que comunidade internacional? Você realmente acha que nesses três países os direitos humanos são mais desrespeitados do que nas ditaduras da África ou do Oriente Médio?
    5. As reformas de base - eu não ouvia esse termo há muito tempo - do Chávez não parecem estar dando resultado. Mesmo com o petróleo batendo recordes de preço, a pobreza aumentou por lá
    6. Com 22 anos, você já leu e releu
    Machado, Graciliano, Drummond, Kafka e Pessoa? Invejo sua capacidade de leitura. Com tantos conhecimentos literários, você certamente sabe que mais vale reler Machado pela décima vez do que ler qualquer conto do Bukowski
    Um abraço,
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 4:53 PM  


  • Marcos,

    1.É ululante que eu percebi que era uma piada. Não entendi o porque da sua linha de argumentação nesse quesito. Não questionei isso. Falei que piada desse tipo não deve ser feita. Uma coisa é certa: toda brincadeira tem seu fundo de verdade. Pode crer.

    2.Vivemos numa democracia. Vc realmente deve ser doutorado em ciência política. Mas para mim humilde estudante de direito, de universidade publica do Brasil, de 22 anos, acho que para haver cidadania deve haver consciência. Votar, na minha humilde opinião, não é meramente apertar um botaozinho. Votar requer um juízo de valor que só uma educação de bases sólidas dá.

    3.Na África direito algum é respeitado. O que está ocorrendo na África é genocídio, e nos estamos assistindo de camarote. Mas isso é outra historia. EUA, Inglaterra etc paises desenvolvidos, democráticos que seja, não respeitam, pq os africanos respeitariam? Sua lógica me assusta.

    4.Vc parece ser um oráculo vivo, hein? Gostaria de ter um décimo de sua certeza. Tudo que eu já li até hoje, e digo que leio por puro prazer, só me fez chegar a uma conclusão: eu nada sei. Só tenho duvidas, querido, pouquíssimas certezas. Por isso questiono essa visaozinha limitada das coisas. Desconfio de tudo que é posto. Até pq, como bem disse Ubaldo, o segredo da verdade é o seguinte que não existem fatos, só existem historias. Quem será que as conta?

    Se cuida.

    By Anonymous Anônimo, at 7:09 PM  


  • Tadinha...Mas aos 22 anos eu certamente não era melhor que você. Todos os mesmos preconceitos, toda arrogância de quem acha que pode determinar o que é "consciência" (em geral, "conciente" é quem concorda com o que os "progressistas" acreditam; os demais são alienados).

    Quanto ao meu anonimato, big fucking shit... Quem são mesmos os autores deste blog? Aliás, quem é você, além de um rosto numa página? Todo mundo aqui é anônimo, querida, mas você só percebue agora né?

    Aliás, fenomenal sua incapacidade de perceber ironia. Você leu mesmo Machado? Se sim, volte e releia, porqye está na cara que você não entendeu nada...

    By Anonymous Anônimo, at 9:44 PM  


  • “Não se pode respeitar um povo que reza com o traseiro para cima”
    Meu pai diz exatamente a mesma coisa, não com essas exatas palavras. Acho que ele usa as mesmas que o seu.

    By Anonymous Anônimo, at 10:48 AM  


  • Nem queria entrar na discussão, mas não resisto. Acho incrível como a Marcela, que diz "não ter nada de esquerdista", empenha-se em repetir TODOS os clichês familiares da esquerda. Começando por essa história de que em Cuba há educação, saúde, dignidade etc. (quem disse? O próprio governo cubano, que censura todas as notícias "negativas"? Os dados confiabilíssimos do "Granma"? Não é o que costumam dizer as pessoas que fogem de lá) e terminando por "não podemos falar em direitos individuais (como sua amada Liberdade de Expressão) sem direitos básicos". Espantoso. Quer dizer que, enquanto houver pobres, ninguém deve ter o direito de se expressar livremente -nem os próprios pobres? Os direitos que ela chama de "individuais" não são também -e absolutamente- básicos? Será que você, Marcela, consegue perceber o quanto há de stalinismo nessa sua frase? Pense.

    Outra coisa. Tendo criticado o Marcos por causa de uma piada sobre os muçulmanos, é você quem dá mostras de preconceito explícito. Aqui: "Na África direito algum é respeitado. (...) EUA, Inglaterra etc paises desenvolvidos, democráticos que seja, não respeitam, pq os africanos respeitariam?" Ora, por que eles NÃO respeitariam? O que os africanos têm de intrinsecamente diferente que os impede de respeitar os direitos humanos? Isso não depende de maior ou menos grau de pobreza ou desenvolvimento. Se eu não achasse que você foi descuidada ao escrever (humilde opinião minha), diria que foi racista. Saudações.

    By Blogger Rogério/Ruy, at 6:23 PM  


  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    By Blogger Priscila, at 6:59 PM  


  • Ruy,

    Você é ridículo.Não Fale de cuba, até pq nem moral pra isso vc tem,basta olhar pra sua foto.

    By Anonymous Anônimo, at 7:03 PM  


  • Caro Ruy,
    Concordo inteiramente com seu comentário. É perfeita a sua análise sobre o que disse a Marcela. Um comentário inteligente, que tornou a discussão realmente mais interessante. É sempre um prazer tê-lo por aqui. O mesmo não se pode dizer do comentário (?) da Priscila. Em vez de discutir o que o Ruy disse, preferiu xingá-lo, obviamente por falta de argumentos. Eu pensei primeiro em eliminar o comentário. Nós não vamos aceitar ofensas pessoais por aqui. Mas resolvi deixá-lo, para que o leitor possa comparar as observações inteligentes do Ruy com a mensagem mal educada e vazia da Priscila. A comparação sempre tem um efeito didático.
    Além da ofensa gratuita, outro ponto que chama a atenção no comentário da Priscila é quando ela diz que o Ruy não deve falar de Cuba. Como se vê, não é apenas a Marcela que não preza a liberdade de expressão. Há um pessoal que adora definir o que os outros devem ou não devem dizer.
    Mas o comentário da Priscila tem uma coisa divertida, eu devo admitir. Tudo indica que ela realmente achou que essa é a foto do Ruy. A impressionante incapacidade de perceber ironias não deixa de me surpreender. E um aviso final: da próxima vez que aparecer um comentário ofensivo por aqui, ele será eliminado
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 12:30 PM  


  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    By Anonymous Anônimo, at 9:37 PM  


  • Ruy,

    Eu realmente pensei que esta maledeta discussão tivesse acabado. Não sou eu que repito clichês e muito menos de esquerda. Não é meu objetivo discutir Cuba. Só fale do que vc tiver conhecimento. E minha irmã Priscila, que morou em Cuba, tem autoridade moral para falar. Sem querer ser ofensiva. Nada pessoal.

    Não propus escala de valores de direitos fundamentais. E nem disse que com o passar das gerações esses direitos seriam superados. Os direitos humanos são sempre somados e representam uma importante conquista humana. Os chamados direitos de primeira geração, de cunho individualista, tal como a liberdade de expressão, são importantíssimos. Assim como os direitos de segunda geração, os direitos sociais, direito à educação, por exemplo. Sabe como surgiu essa segunda geração de direitos? O Estado percebeu que os direitos individuais não eram suficientes, pelo simples motivo que para sua realização plena eles necessitavam cidadãos com igualdade de forças. Surgem aí os direitos sociais tratando desigualmente os desiguais, tentando equilibrar forças (e concretizar aqueles). Essa, aliás, em ultima análise, é a função do direito.

    A dignidade humana antecede qualquer coisa e na nossa Constituição, constitui um dos objetivos fundamentais do nosso país erradicar a pobreza e a marginalidade e reduzir as desigualdades sociais e regionais. É uma clausula pétrea. Por que será? Por que é simplesmente fundamental e essencial para a concretização eficaz do restante dos direitos ditos fundamentais. Sem isso seremos sempre essa Belíndia. Um país de segunda classe, com pseudo-cidadãos.

    Agora, convenhamos, chamar de inteligente uma opinião que interpreta o que eu disse com essa frase “Quer dizer que, enquanto houver pobres, ninguém deve ter o direito de se expressar livremente -nem os próprios pobres?”, é no mínimo preocupante.
    Não sou esquerdista. Até por que rótulo é algo de tão simplista e reducionista que beira ao ridículo. Convenhamos.Apenas acredito numa sociedade mais justa e igualitária.

    Quanto a questão do racismo, faz-me rir Ruy. Querido, sou baiana. Tenho meus dois pezinhos na África. Com muito orgulho, aliás. Eu nem deveria nem responder tamanha ofensa e absurdo.
    Se vc acha que na África as pessoas tem QUALQUER direito respeitado, é por que vc vive na Disney e seu verdadeiro nome é Mikey Mouse. É com muito pesar que digo isso mas a vida é cruel amiguinho Mikey. As pessoas passam fome na África! Os direitos individuais sofrem sérias restrições, sobretudo para as mulheres! Quanto aos direitos políticos, é complicadíssimo devido à divisão geopolítica imposta pelas paises ocidentais, com tribos divididas e administrações coloniais concebidas com a preocupação principal de assegurar a manutenção do domínio das potências, em grande parte, por isso a África vive em guerra até hoje. Enfim, coincidentemente, amiguinho, um embaixador brasileiro na África chegou à mesma conclusão que eu:
    “Nas sociedades africanas não é possível afirmar, em suma, que haja uma percepção mais clara dos direitos humanos . São sociedades que, em geral, não superaram ainda a fase tribal, guardando por vezes um verniz apenas da cultura ocidental que lhes foi legada – o que explica, por exemplo, os sangrentos conflitos étnicos presenciados na África Central em época ainda recente.” (BERNARDO DE AZEVEDO BRITO)
    Puxa, ele deve ser racista também, não é mesmo? Vc realmente é muito inteligente, Ruy. Ai, meus sais.

    Qt a vc Marcos, muito me admira “um aviso final: da próxima vez que aparecer um comentário ofensivo por aqui, ele será eliminado.” Cadê a liberdade de expressão? Cadê a coerência?
    Saudações.

    By Blogger Marcela P., at 10:51 PM  


  • Aliás devemos ser da mesma turma daquele "pessoal que adora definir o que os outros devem ou não devem dizer"

    risos

    By Blogger Marcela P., at 10:53 PM  


  • Marcela,
    Eliminar comentários ofensivos não tem nada de incoerente em relação à defesa da liberdade de expressão. Eu não concordo com nada do que você escreveu, mas discuti civilizadamente seus argumentos porque você não ofendeu ninguém. Não foi o que fez a Priscila, que escreveu um comentário mal educado e vazio. Se fosse apenas vazio, não haveria problema. Mas falta de educação não cabe neste blog. Para participar das discussões por aqui, há apenas uma regra simples: não fazer comentários ofensivos. Não há nada de antidemocrático nisso. No seu blog, você pode escrever o que você quiser. Por aqui também, desde que não xingue ninguém. É uma decisão razoável e civilizada, que não impede a liberdade de expressão.
    Se você tolera ofensas no seu blog, é uma decisão sua, que não cabe a mim questionar. Não vou dizer o que você deve ou não fazer, falar ou escrever. Não é do meu feitio
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 12:45 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Nova cara, mas o corpinho é o nosso mesmo
Os embalos de sexta-feira à noite
Anacleto, entre o apolíneo e o dionisíaco III
Anacleto, entre o apolíneo e o dionisíaco
Histórias de vida
Para onde vai o quarto poder? VI
Para onde vai o quarto poder? IV
Para onde vai o quarto poder? II
Pseudando IV
Pseudando II


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by