quinta-feira, março 30, 2006

Lula e a China

A visão de política comercial de Lula é invejável. Isso ficou óbvio mais uma vez ontem, em seu discurso na Fiesp. Disse o Guia Genial: “Eu fui criticado porque tomei a decisão de reconhecer a China como economia de mercado. E tomei essa decisão porque tenho consciência de que, ou nós colocamos a China no âmbito da OMC e passamos a envolvê-la nas discussões que faz o resto do mundo, ou nós deixamos a China de lado e ela vai ocupando os espaços que ocupa sem pedir licença”.
Muito esperto esse Lula, não é mesmo? A questão é que a China entrou na OMC em 2001, três anos antes de o Brasil reconhecê-la como economia de mercado. O curioso é que não é a primeira vez que ele comete esse erro. Ninguém o informa de que ele disse besteira? Se bem que, para quem acha Napoleão foi à China, essa não foi das piores.
O discurso de ontem foi muito divertido. Mas, como as pessoas só lêem algumas partes, têm uma idéia muito pálida do caos que é a cabeça do Guia Genial. Quem for masoquista e quiser ler a íntegra do pronunciamento na Fiesp, é só clicar aqui.
Falando a uma platéia de empresários italianos, Lula não os poupou de suas metáforas sofisticadas, num discurso cheio de dicas de auto-ajuda. Um dos meus trechos preferidos: “E a gente só consegue chegar a esse ponto se a gente pensar de forma positiva, se a gente acreditar que é possível, porque muitas vezes nós temos um prato de comida para comer, com tudo bem feito, tempero bom e, ao invés de agradecermos a Deus por aquele prato, a gente prefere ficar reclamando do que não tem no prato.” Isso é que é estadista



2 Comments:

  • Marcôs, só não o alerte para aquilo que temia a Mafalda (do Quino, lembra): que todos os chineses decidam pular ao mesmo tempo e façam o resto da humanidade cair fora do Globo...

    By Blogger mauro, at 5:27 PM  


  • Alguém deveria ensinar a Lula aquela máxima que move os adeptos da Legião da Má Vontade: CADA UM COM SEUS PROBLEMAS!

    By Anonymous Anônimo, at 3:11 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

As maravilhas da televisão aberta
Que legal a geléia geral II
O sucesso não ocorre por acaso
Homenagem ao sexo frágil
Aquele abraço
O dragão da massa encefálica contra o santo guerreiro
Vigiar e punir
A vingança dos nerds
Los pasionarios II
Alçando o nível II


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by