quinta-feira, setembro 29, 2005

Aldo Rebelo, o amigo do saci

Como Aldo Rebelo vai comandar a Câmara dos Deputados depois do desastre Severino, está sendo tratado com mais respeito do que merece. Aldo é autor de vários projetos de lei nacionalistas. O mais conhecido é o que proíbe o uso de estrangeirismos, para tentar proteger a língua portuguesa da influência maléfica do inglês. Mas calma, ele pode ir mais longe do que isso. Aldo também criou o dia nacional do saci pererê, para ser comemorado em 31 de outubro - o dia do Halloween. Aliás, se o outro projeto estivesse em vigor, é possível que eu fosse proibido de escrever halloween. O termo blog também seria vetado. Imagino o deputado coberto de piche, numa perna só, com uma carapuça vermelha e cachimbo de barro, defendendo a importância das figuras do folclore brasileiro. Câmara Cascudo que me perdoe, mas eu sempre achei as lendas brasileiras chatíssimas. Saci pererê, boitatá, curupira, mula sem cabeça, todas essas figuras sempre me causaram o mais profundo tédio. O pior de todos, porém, é o bumba meu boi. Eu me lembro da decepção que tive ao ver uma apresentação na escola, com nove anos. É só isso?, fiquei me perguntando. Conheço alguns amigos que viram e adoraram a festa de Parintins, falando maravilhas do Caprichoso e do Garantido. Eu só vou para lá se puder torcer contra os dois. Mas voltando ao Aldo Rebelo (deputado do PC do B, partido que considerava a Albânia, um país miserável, o farol da humanidade). Samuel Johnson dizia que o patriotismo é o último refúgio dos canalhas. Eu não iria tão longe. Aldo mostra que o patriotismo é na verdade o último refúgio dos babacas



2 Comments:

  • Saci-pererê é mais difícil, mas nacionalismo inteligente até dá para encontrar por aí. Bastaria o bom comunista Aldo passear por bandas em situação melhorzinha que a nossa (não, a Albânia não, Aldo). Talvez ele até encontrasse um ou dois temas mais prementes, por aqui, do que coibir o Haloween.

    By Anonymous Anônimo, at 5:42 PM  


  • Mas o que instiga mesmo, na política brasileira, são a renovação e a abundância de boas opções -- além do Aldo, tínhamos aqueles rapazes, o Temer e o Nonô. Não sei quanto a vocês, mas eu os vi como uma lufada de vento revigorante, capaz de varrer o lixo da Câmara e iniciar um novo tempo, muito mais ético e republicano.

    By Anonymous Anônimo, at 5:45 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Delícias do modelo chinês II
O silêncio da Marilena
Big easy and us IV
Big easy and us II
Previsões IV
Previsões II
Futebol e mulher V
Futebol e mulher III
Futebol e mulher
O brasileiro é burro? V


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by