segunda-feira, abril 24, 2006

Homenagem a Catalunha

Os prédios de Gaudí sao lindos e sempre surpreendentes. Miró era um grande pintor. Barcelona é uma cidade pulsante. Mas tudo isso você já sabe porque conhece Barcelona ou porque leu sobre a cidade. Eu nao vou ficar chovendo no molhado. Em vez de dizer como a arquitetura de Gaudí é brilhante - e eu acho que realmente é -, vou contar aos nossos 3,5 leitores o que notei de diferente em Barcelona desta vez.
1. Além de ter uma sonoridade parecida com o português de Portugal, o catalao tambem mostra uma semelhanca improvável com o mussumês. Sim, eu me refiro ao dialeto criado pelo Mussum. Tudo o que eu leio em catalao me lembra o homem que descobriu o forévis. Eu saio na rua e me deparo com palavras como tabacs, estudis, calçats, socis. E se em vez de ter sido um homem de poucas letras o falecido parceiro do Didi foi alfabetizado em catalao? Isso talvez explique seu modo particular de pronunciar as palavras. Eu sei que é improvável, mas me seduz a idéia de um Mussum filho de um catalao comunista exilado no Brasil com uma negra brasileira.
2. O mullet faz um sucesso danado por aqui. Barcelona parece uma sucursal capilar de Buenos Aires. Quase todos os homens cultivam um cabelo comprido. Muito em voga também o visual Chitaozinho, para homens e mulheres.
3. As catalas nao sao especialmente bonitas nem especialmente feias, mas todas sao peruas. Boa parte das mulheres é adepta do visual puta involuntária: mini-saia curta, botas longas e pintura pesada, mesmo antes do almoço.
4. Os barceloneses sabem andar de metrô. Para mim, esse é um dos indicadores mais importantes de civilidade de um povo. Antes de tentar entrar no trem, as pessoas esperam calmamente a saída de quem está dentro do vagao. Em Sao Paulo, o metro existe há mais de 20 anos, mas o paulistano ainda nao aprendeu a fazer isso. Quando a porta se abre na estaçao da Sé, é um salve-se quem puder
PS: Escrevi em um teclado em que nao há til



7 Comments:

  • Não me lembro de jamais ter lido um relato de viagem tão hilário! Não sei se ri mais com o mussumês, a sucursal capilar ou as putas involuntárias. E olha que eu nem conheço Barcelona...

    By Anonymous Anônimo, at 6:05 PM  


  • Aqui no Brasil, São Paulo está na frente porque, para estar na frente nos indicadores de civilidade daqui, basta uma cidade ter metrô. A rede de metrô paulistana não é tão capilar como a européia em geral, mas ainda assim é melhor do que ficar preso sempre ao mesmo velho meio de transporte carinhosamente apelidado de "busão".

    By Anonymous Anônimo, at 8:47 PM  


  • Monix,
    Se eu fosse autor de um guia de viagem, eu diria que Barcelona é um cadinho de culturas, um amálgama de moisaicos, um melting pot latino e europeu. Para evitar esse tipo de chavao, preferi descrever uma Barcelona que ninguém viu :). Volte sempre
    Um beijo,
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 2:45 PM  


  • Berdá. Tive um ataque de riso lendo um cardápio de lanchonete aí...

    By Blogger mauro, at 10:14 PM  


  • Mussumes foi óótimo. Dei muita risada.

    By Blogger Marcela P., at 9:25 PM  


  • Confirmo.
    Sou amiga íntima de um jornalista paulistano que esteve alguns anos em Barcelona e já havida percebido a semelhança com o mussumês.
    Que mundo, o nosso...

    By Anonymous Anônimo, at 4:08 AM  


  • Me desculpem a grosseria mas a lembrança do Mussum torna esse comentário inevitável: quando alguem diz publicamente que "...é amiga íntima de um jornalista paulistano que esteve alguns anos em Barcelona..." pode-se supor que
    colocou o forevis na roda?

    By Anonymous Anônimo, at 10:28 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Desapertem o cinto e salve-se quem puder II
Medo de mulher III
Medo de mulher
Função sexual do teatro IV
Função sexual do teatro II
Minha experiência no mundo do teatro
Elogio ao Guia Genial III
Elogio ao Guia Genial
Soy loco por ti, América
Miolo mole e crime II


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by