quinta-feira, outubro 13, 2005

Caspa, eu?

Há alguns meses, eu constatei um fenômeno estranho: a extinção da caspa. Fiquei meio sem saber o que fazer com tão impressionante descoberta. Em primeiro lugar, fiz questão de me certificar de que não era uma conclusão precipitada. Passei a observar com atenção os cabelos de pessoas no trabalho, na rua, no ônibus, no metrô, no teatro e no cinema. Nesse período, eu vi penteados ridículos, carecas vergonhosas, cabelos ensebados, madeixas mal cortadas, mas não encontrei nenhuma cabeleira tomada pela caspa. Quando eu era moleque, no fim dos anos 70, um amigo de meu pai me impressionava por sua altura e, principalmente, pela caspa: ele vestia sempre um terno preto, coberto nos ombros por uma crosta branca. Nunca o vi com outro terno; nunca o vi sem caspa. Era um homem mítico em minha infância. É claro que ele não era o único que tinha caspa. Era apenas o exemplo mais gritante. Nos últimos anos, porém, figuras como esse amigo do meu pai foram escasseando. Os antes freqüentes anúncios de xampu anticaspa também sumiram da televisão. Parece que a caspa saiu de moda nos últimos anos. Teve seu auge nos anos 70, assim como a calça boca de sino. Aos poucos, ficou demodé. Eu tenho quase certeza de que nós vivemos num mundo sem caspa. Eu confesso que desconheço os motivos que levaram à extinção da caspa. O que isso significa? Eu não sei. O mundo sem caspa é um mundo melhor? Eu também não sei. Deixo com vocês apenas a constatação de que ela não participa mais de nossas vidas. E aproveito para fazer uma pergunta: será que a seborréia - a palavra mais feia da língua portuguesa - também teve o mesmo destino?



7 Comments:

  • Discordo totalmente. Consultei meu caspômetro e verifiquei, por métodos científicos, que a caspa ainda continua fazendo a cabeça de muita gente por aí. O que sumiu mesmo foram as pulgas. Agora só há um foco oficialmente detectado - nas cadeiras do Belas Artes.

    By Anonymous Anônimo, at 12:17 PM  


  • ô tucaninho, fim de semana ta aí, não esquece de lustrar o biquinho para tomar sorvete na oscar freire.

    By Anonymous Anônimo, at 1:13 PM  


  • Como funciona o caspômetro? A observação por meses a fio mostrou que a caspa não existe mais. Se você diz que ela existe, deve mostrar provas! E esse papo de que só tem pulga no Belas Artes é conversa de quem nunca teve cachorro em casa. Quem tem logo descobre que elas existem. Volte mais vezes e saia do armário, anônima!

    By Blogger Marcos Matamoros, at 3:11 PM  


  • Presidente Lula, quanta honra! Eu fiquei na dúvida se era o sr. mesmo que tinha comentado, mas logo percebi que não era um pseudônimo. Quem além do sr. iria escrever errado o próprio nome? (Luiz Ignácio em vez de Luiz Inácio). É uma honra para o nosso blog ter um leitor analfabeto. Volte sempre! Ah, o nosso blog é apartidário, se bem que eu não me incomodo em ser definido como um neoliberal pragmático
    Um abraço,
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 3:45 PM  


  • companheiro marcos, de apartidário seu blog não tem nada. qdo comecei a ler até pensei que fosse o blog do arthur virgilio. mas tudo ok, continue aí com a defesa do seu partido amarelo-azul-turquesa. forte abraço.

    By Anonymous Anônimo, at 8:26 PM  


  • Presidente, uma lição acaciana, mas que o sr. parece não ter aprendido:
    quem critica o seu governo não é necessariamente tucano. E o blog é apartidário, sim. Tanto é que nós ficamos felizes com as suas visitas. Volte sempre, governe mais e culpe 'menas' a urucubaca
    Um abraço,
    Marcos

    By Blogger Marcos Matamoros, at 5:26 PM  


  • Que honra escrever no mesmo blog que um semi-analfabeto o faz... Mas acho mesmo que o declínio da caspa está mesmo associado à maior proporção de gente como o Marcos Valério (não ladrão, mas careca) na população

    By Anonymous Anônimo, at 12:26 PM  


Postar um comentário

<< Home

Autores

* Marcos Matamoros
* F. Arranhaponte


Links

* Alexandre Soares Silva
* Chá das Cinco
* Diacrônico
* Filthy McNasty
* FYI
* JP Coutinho
* Manobra, 1979
* Número 12
* puragoiaba
* Roma Dewey
* Smart Shade of Blue
* Stromboli e Madame Forrester


Posts Anteriores

Zuenirismo e seus descontentes IV
Zuenirismo e seus descontentes II
O bispo em greve de fome V
O bispo em greve de fome III
O bispo em greve de fome
Aldo Rebelo, o amigo do saci VII
Aldo Rebelo, o amigo do saci V
Aldo Rebelo, o amigo do saci III
Aldo Rebelo, o amigo do saci
Delícias do modelo chinês II


Arquivos

setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006


Powered by